Entidades cadastradas no Banco de Alimentos necessitam de feijão e açúcar
Baixar ÁudioDoações podem ser feitas no Sábado Solidário, que ocorre neste final de semana, em 40 mercados de Caxias do Sul
O Banco de Alimentos realiza mais um Sábado Solidário, neste final de semana, em 40 mercados da Caxias do Sul. Cerca de 120 voluntários estarão nos estabelecimentos colhendo as doações, conforme o horário de funcionamento de cada local.
Conforme a gerente do programa, Cristina Fabian Gregoletto, atualmente, feijão e açúcar são os alimentos prioritários para as 103 entidades atendidas pelo Banco.
Ela contou sobre a importância dos donativos para unidade, destacando que o Banco de Alimentos sobrevive de doações e tem um papel essencial no auxílio para a alimentação de crianças, idosos, recicladores e comunidades terapêuticas.
Desde outubro de 2018, o Banco não executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que auxiliava na compra de 12 toneladas de alimentos da agricultura familiar por mês. Segundo Cristina, a prefeitura participava desde 2004 do programa e está esperando uma resposta do governo sobre o encaminhamento do recurso para o Executivo caxiense. A expectativa é pelo retorno ainda nesse segundo semestre de 2019. Porém, a gerente destaca que mesmo sem o programa, as famílias de agricultores auxiliam nas doações. (Ouça na notícia).
O Banco de Alimentos é vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). No primeiro semestre desse ano, o programa arrecadou 265 toneladas de alimentos para as entidades cadastradas.
(Ouça a notícia abaixo do título).
Comentários