Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CVV busca mobilização popular pela prevenção do suicídio

por Ivan Sgarabotto

A entidade estará realizando diversas ações durante o mês de setembro

Foto: Setembro Amarelo CVV

Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos.

Há diversos esforços para levar conscientização sobre esse problema de saúde pública que é o suicídio. Somente por esse caminho com esclarecimento e o estímulo às pessoas falarem abertamente sobre a questão, é possível reduzir essas tristes estatísticas. Um marco importante foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quando profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se movimentam pela causa.

Desde 2011, o CVV, instituição filantrópica que se dedica à prevenção do suicídio e apoio emocional há 54 anos, organiza nessa época do ano um simpósio internacional para discutir as melhores práticas para reduzir os índices de suicídio. Evento gratuito e aberto ao público, o simpósio já foi realizado em Guarulhos, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro e, neste ano, será abrigado em Fortaleza, capital do Ceará.

No crescente dessas iniciativas públicas, o CVV busca a mobilização popular pelo terceiro ano consecutivo para a realização do Setembro Amarelo. Na mesma lógica do Outubro Rosa e Novembro Azul, o objetivo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre a questão.

Em 2015, o Setembro Amarelo conseguiu iluminar alguns pontos turísticos e de destaque em todas as regiões do país, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional e a Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, o estádio Beira Rio em Porto Alegre, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, o Palácio Campo das Princesas em Recife e a Ponte Anita Garibaldi em Laguna (SC). Houve também um grande número de caminhadas, passeios de motos e outras intervenções em locais públicos com a mesma finalidade.

Em Caxias do Sul, onde o CVV atua desde 2012, a entidade estará realizando diversas ações durante o mês, tais como palestra para os alunos de psiquiatria e psicologia da UCS, mobilização em pontos de grande circulação da cidade, distribuição de panfletos, palestras em escolas municipais e estaduais, participação no evento da Semana Farroupilha, dentre outros. O CVV de Caxias também já conseguiu a liberação, junto aos órgãos públicos, para iluminar com luzes amarela, a Prefeitura Municipal, o Monumento do Imigrante, o prédio do Arquivo Histórico e o prédio do postão 24 hortas.

Como ajudar

Quem tiver interesse em participar das ações que estão sendo organizadas pelo Posto CVV de Caxias pode entrar em contato através do telefone (54) 3533-8408.

Além disso, qualquer pessoa pode colaborar iluminando ou identificando a fachada de sua casa ou prédio com luzes amarelas, promovendo passeio de moto ou carro com balões, fitas ou panos amarelos, ou realizando outras ações que impactem a população.

Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para o email [email protected] poderão ver o material compartilhado na fanpage do Facebook. do CVV (https://www.facebook.com/PostoCVVCaxiasdoSul/)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais