Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Legislativo caxiense presta homenagem aos 15 anos do SOS Vida

por Ivan Sgarabotto

Entidade atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Foto: Matheus Teodoro

A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem na sessão ordinária desta quarta-feira, 03, aos 15 anos do SOS Vida, entidade social mantida por voluntários, dedicada à inclusão social de crianças e adolescentes. Uma placa comemorativa foi entregue pelo Poder Legislativo à entidade.

Ao falar em nome da Câmara, Kiko Girardi saudou o presidente Juliano Cechinatto e discorreu sobre a história da instituição homenageada. Criada em abril de 2002 por inspiração do movimento carismático, liderado pela senhora Flávia Puhl Scariot com o objetivo de prestar assistência humanitária a crianças, familiares de pacientes do Hospital Geral, e pessoas em depressão. Em parceria com a Fundação Caxias e com a UCS, a organização passou a dar apoio pedagógico no contraturno da escola às crianças de 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social nos bairros São Vicente e Jardim América.

Localizado no bairro Sagrada Família, o SOS Vida passou por reformulação para atender a legislação e firmar convênio com o município, focando seu esforço nas ações sócioeducativas, como a prática esportiva e mais recentemente as atividades artístico culturais, como forma de inclusão dos jovens no ambiente produtivo.

O vereador do PSD cumprimentou o presidente da entidade, sua diretoria e os alunos presentes ao plenário. Enfatizou que, graças ao voluntariado e educadores comprometidos com a causa, surgiram programas de incentivo ao empreendedorismo, já reconhecidos pela comunidade.

Mais tarde, na sequencia da homenagem, o parlamentar confessou que tratar de temas ligados às crianças e idosos sempre o emociona. Alertou para a necessidade de a população destinar a parte do Imposto de Renda devido aos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, e dos Idosos, cuja arrecadação tem diminuído nos últimos anos.

O presidente do SOS Vida, Juliano Cechinatto, agradeceu a homenagem e manifestou o interesse da organização em acolher mais crianças e adolescentes para oferecer a eles a oportunidade de inclusão social e fortalecimento de vínculos. Avaliou que esta missão não se mantém só pelo dinheiro, embora seja importante, mas também pelo envolvimento afetivo e de reconhecimento de toda a sociedade.

Finalizou compartilhando a homenagem com os fundadores, dirigentes atuais e educadores que integram o SOS Vida. Sua fala foi seguida de apresentação do Coral de jovens mantidos pela entidade que interpretou duas canções, uma delas de autoria das próprias crianças.

Em nome do Poder Executivo, a diretora de Segurança Alimentar e Proteção Social, Maria de Lourdes Grison, agradeceu ao SOS Vida pelo espaço abençoado e motivador que vem sendo construído nestes 15 anos. Falou da importância de uma instituição de acolhimento capaz de oferecer formação pedagógica e espiritual, pois elas significam trabalhar pela vida. Finalizou fazendo o apelo para que se divulgue mais a possibilidade de ampliar recursos para este tipo de trabalho através dos fundos destinados aos Conselhos Municipais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais