Programa Caxias da Paz promove workshop com especialista em Justiça Restaurativa
Nesta sexta-feira (5/5), a partir das 08h, as entidades idealizadoras do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz, promovem um workshop com a especialista em Justiça Restaurativa, a estadunidense Kay Pranis. Esta é a quarta vez que a pesquisadora estará no município. O evento será aberto para toda comunidade, sem necessidade de inscrição prévia, e acontece no UCS Teatro.
O objetivo do evento é oferecer aos envolvidos e interessados nos movimentos de pacificação e justiça social, uma oportunidade de qualificação sobre o tema da Paz, da Justiça Restaurativa, além de qualificar as práticas metodológicas desenvolvidas nos diversos espaços pelo público já comprometido na rede. A organização do workshop procura também sensibilizar a rede pública e privada à adesão ao Programa Caxias da Paz, e ao fortalecimento do Paradigma da Cultura de Paz para um momento de aprendizagem e aprimoramento.
Segundo a coordenadora do Programa Caxias da Paz, Eva Domingues, a iniciativa caxiense tem sido referência nacional em política pública como estratégia de pacificação social e para redução dos índices de violência e criminalidade. "Essa metodologia possibilita a resolução de conflitos, por meio de métodos autocompositivos, contemplando as necessidades e responsabilização de todos os envolvidos nos casos atendidos, e pautando a justiça como um valor comunitário" destaca. Ela aponta como exemplo o trabalho desenvolvido na Central da Paz Comunitária, localizada no bairro Canyon, que atua no fortalecimento de vínculos, sentidos de pertencimento e restaurando relacionamentos rompidos, e onde, nos últimos dois anos, não se registrou nenhum homicídio no território.
O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz é mantido em conjunto pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, pela Prefeitura Municipal, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Fundação Caxias.
Quem é Kay Pranis
A pesquisadora atua no ensino e na prática da Justiça Restaurativa (JR), e é autora de diversos livros sobre o assunto, sendo considerada referência mundial em Processos Circulares e Justiça Restaurativa. Já atuou como planejadora de JR para o departamento correcional de Minnesota, nos Estados Unidos, de 1994 a 2003, e foi instrutora em Círculos de Construção de Paz (um diálogo estruturado em que os participantes sentam em círculo), capacitando 78 Facilitadores para aplicarem a Metodologia Circular em Caxias do Sul, entre 2010 e 2013.
Comentários