Chuvas beneficiam culturas no RS
Confira detalhes do Informativo Conjuntural da Emater
As lavouras de soja no Rio Grande do Sul estão em desenvolvimento vegetativo e em início de floração das cultivares superprecoces semeadas em outubro. Apesar das chuvas irregulares dos últimos dias, o stand é bom e a cultura necessita de monitoramento diário para amostragem de pragas e doenças. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, no município de Ijuí, algumas lavouras de soja apresentam folhas enrugadas, preocupando os produtores, pois ainda não foram identificadas as prováveis causas.
O milho no Estado apresenta diferentes estágios de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, com bom padrão geral. No Planalto Médio, as estimativas apontam para um rendimento entre 8 e 9 t/ha. Nas áreas onde o milho destina-se preferencialmente para alimentação dos animais, se intensificam os trabalhos com o corte de milho para silagem; na grande maioria das áreas, apresenta uma excelente produtividade de massa verde. Algumas lavouras estão colhendo mais de 50 t/ha, e a média fica por volta dos 43 t/ha.
Bovinocultura de leite
No geral as condições de produção de forragem para o rebanho leiteiro são ótimas; há boa oferta de alimentos e foi iniciado o pastoreio nas pastagens de milheto e capim sudão, que apresentam muito boa condição de oferta de forragem. Em áreas de pastagens perenes de tifton e jiggs, as condições também são favoráveis.
As poucas restrições de umidade e as horas de luz diárias elevadas favorecem o rápido crescimento e rebrote das forrageiras. O período é de elevada produção de leite, ocasionando redução em torno de 15 a 20% no preço pago pelo leite ao produtor; mesmo com bonificações de qualidade e quantidade.
Com o calor extremo verificado na semana, houve redução de produção em função do estresse térmico e alta umidade do ar, o que reduz o consumo de alimentos, pois para se protegerem do calor os animais ficam concentrados nos locais onde ainda há sombra. Nestes dias quentes, a estratégia no manejo dos animais é aproveitar ao máximo o pastejo noturno e no início da manhã.
Comentários