Banrisul estimula cultivo sustentável com a doação de 1 milhão de sementes agroecológicas na 47ª Expointer
As amostras contém sementes de diversas espécies, entre elas: alface, beterraba, cebola, cenoura, tomate, ervilha, moranga e melão
O Banrisul está realizando a doação de 1 milhão de sementes agroecológicas durante a 47ª Expointer. Parte dos insumos está sendo distribuída aos visitantes da feira no espaço do Banco no Pavilhão da Agricultura Familiar. As amostras contém sementes de diversas espécies, entre elas: alface, beterraba, cebola, cenoura, tomate, ervilha, moranga e melão.
Do total de sementes destinadas para a feira, 809 mil foram concedidas à Escola Familiar Agrícola Serra (EFA Serra), unidade de ensino médio e técnico em agropecuária que atende mais de 30 municípios na Serra Gaúcha e suas proximidades. Com a doação, a instituição terá a oportunidade de orientar mais de 230 alunos a respeito das práticas agroecológicas, desde a semeadura até a colheita, além de utilizar o que for produzido na merenda escolar. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (27), no Estande de Agronegócios do Banco.
Durante a solenidade, o presidente Fernando Lemos relatou que tem uma satisfação pessoal com a iniciativa, que foi criada em 2008, durante sua gestão anterior como dirigente do Banco. “Estamos diante de algo grande, é dessa forma que demonstramos que o Banrisul ultrapassa a esfera financeira. Somos uma empresa que se preocupa genuinamente com as regiões onde atuamos, estamos comprometidos com o futuro do Rio Grande do Sul”, frisou. Lemos, então, direcionou a palavra aos jovens presentes na cerimônia: “quando vocês lançarem essas sementes no solo, também irão lançar esperança para as suas comunidades”.
O diretor de Desenvolvimento do Banco, Fernando Postal, salientou que o Programa Sementes reflete o empenho do Banrisul em impulsionar as mais variadas esferas do setor agrícola, que compreendem o plantio, a colheita e a produção de alimentos agroecológicos. “Esse projeto - que se mantém graças ao esforço da nossa equipe de agro e dos nossos valorosos parceiros - tem um simbolismo especial, pois representa o vínculo e a responsabilidade do Banrisul com a natureza e a sustentabilidade ”, enfatizou.
Em nome da escola beneficiada, a responsável administrativa da escola, Sônia Beatriz, a responsável pela comunicação, Rosa Ana Bisinells, e a responsável técnica, Jéssica de Souza, receberam as caixas de sementes. Sônia destacou que a doação chegará em famílias de diversas localidades da região serrana, contribuindo com a diversificação das refeições desses cidadãos e a disseminação de práticas alimentares mais saudáveis. Já Jéssica mencionou que a entidade também usará parte das sementes para gerar mudas que serão distribuídas para os municípios atingidos pelas enchentes, um presente que simboliza a reconstrução dessas comunidades.
As sementes ofertadas na Expointer foram cedidas pela cooperativa de agricultores BioNatur, parceira do Programa Sementes desde 2013 e pioneira na produção de sementes agroecológicas no Brasil e na América Latina.
Sobre o Programa Sementes
Pilar de apoio ao desenvolvimento rural sustentável, o Programa Sementes estimula a produção de alimentos de base agroecológica e orgânica por meio da distribuição de sementes crioulas de diversas espécies. A iniciativa já forneceu mais de 4 bilhões de sementes desde a sua criação. O Programa Sementes beneficia, prioritariamente, grupos de agricultores familiares, escolas, universidades, indígenas e quilombolas. As informações para conhecer e participar do programa estão disponíveis no site: www.banrisul.com.br/programasementes.
Comentários