Agricultores caxienses recebem caixas d’água em ação contra a estiagem
Baixar ÁudioPrefeitura de Caxias do Sul estima distribuir 30 equipamentos para as famílias. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que Vila Seca e Criúva são os locais mais atingidos pelo fenômeno
Em março, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Rurais, Rudimar Menegotto, relatava que a estiagem no Rio Grande do Sul afetava os níveis de água dos açudes de Caxias do Sul. A falta da água prejudicava a plantação dos agricultores. Um mês depois, a Prefeitura de Caxias do Sul iniciou uma série de ações emergenciais contra o fenômeno na cidade, chamado de “Combate à Estiagem”. A ação é feita em conjunto com o Samae.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Valmir Susin, explica que a iniciativa consiste na compra de caixas d’água para distribuir às comunidades rurais com as piores situações. Serão distribuídos 30 equipamentos de cinco mil litros para os agricultores caxienses. Outro projeto de auxílio à estiagem é o Água Limpa, realizado pela pasta municipal. Foram recuperadas duas vertentes para plantio.
Susin relata que a secretaria realiza um mapeamento das zonas que necessitam das caixas d´água para atender até mais de duas famílias. As instalações começaram nesta quinta-feira (30/04).
“Vila Seca e Criúva são as situações mais críticas. Mas tem a Segunda, Terceira e Quarta Légua que necessitam. Há muitos lugares mapeados que precisam e não tem água.”, completa.
Susin relata que há ações ventiladas para evitar prejuízos com a estiagem. Segundo ele, existe uma vontade de construir novos açudes para períodos de seca. O problema está, conforme Susin, em um impedimento na lei ambiental. A pasta está em trativas com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para viabilizar uma ideia.
A pasta ainda efetua atendimento às famílias do meio rural com abastecimento por meio de caminhões-pipa desde o início de abril. Os agricultores podem solicitar o abastecimento por caminhões-pipa pelo telefone da Smapa (3290-3800) e do Samae (115).
Clique na aba “Ouvir Notícia” e ouça a entrevista completa concedida ao repórter Rodrigo Fischer.
Comentários