Mercado de frango sofre novo revés com veto da Arábia Saudita a frigoríficos brasileiros
Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a Arábia é o maior comprador
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (29) aos jornalistas Tales Armiliato e Daniel Rodrigues durante o programa Conectado, da Tua Rádio São Francisco.
Depois de passar por muitos problemas no ano passado, o mercado de carne de frango sofreu outro revés em janeiro. A Arábia Saudita desabilitou frigoríficos brasileiros que exportam para o país.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a Arábia é o maior comprador: 14% de tudo o que o país vende vai para lá, em torno de 550 mil toneladas. Só no ano passado, foram mais de US$ 800 milhões.
Na entrevista Turra falou que não acredita em retaliação comercial. Para ele, a intenção dos árabes é reduzir o volume de importações e barreiras protecionistas podem estar por trás da suspensão.
Em todo o país, 30 frigoríficos exportavam carne de frango para o mercado saudita. Nesta semana, cinco foram desabilitados. Esse grupo responde por 37% das exportações para o país árabe.
Confira, em áudio a entrevista na íntegra.
Comentários