IBRAVIN elege novo conselho deliberativo
Oscar Ló e Marcio Ferrari foram conduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente para o biênio 2018/2019
Presidente da Fecovinho, Oscar Ló, e Marcio Ferrari, representando os sindicatos de trabalhadores rurais, foram conduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente para o biênio 2018/2019. De saída da presidência, Dirceu Scottá avalia os dois anos marcados por safras históricas e conquista do Simples Nacional para o setor.
O advogado e administrador Oscar Ló foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o biênio 2018/2019. Ló é presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e foi indicado pela entidade para o cargo. O agricultor Marcio Ferrari, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, foi conduzido à vice-presidência para o período. A eleição segue o rodízio de entidades na direção do instituto e ocorre por consenso dos titulares.
O novo presidente - que ocupava a vice-presidência do Ibravin nos últimos dois, ao lado de Dirceu Scottá - projeta como uma das principais metas para o próximo biênio a inclusão de centenas de micro e pequenas vinícolas, que, segundo ele, será possível com a entrada em vigor do Simples Nacional para o setor e com a regulamentação da Lei do Vinho Colonial.
Como representante das cooperativas no Conselho Deliberativo do Ibravin, Ló defende este modelo de produção, a busca constante pelo diálogo entre todos os elos da cadeia produtiva e uma valorização do produtor que trabalhe para entregar uma matéria-prima de qualidade.
Eleito vice-presidente, o agricultor Marcio Ferrari enxerga o fomento à assistência técnica para os produtores como um dos grandes objetivos para o próximo período. Ele acredita que a qualificação da produção passa pela consultoria de técnicos junto aos viticultores, muitas vezes atendidos apenas por vendedores de insumos ou de agroquímicos.
Ferrari acrescenta a implementação do Cadastro Vitivinícola Nacional e a necessidade de ampliar a fiscalização de vinhos - tanto nacionais quanto importados - como outras prioridades do setor para 2018 e 2019.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO IBRAVIN 2018/2019
Comissão Interestadual da Uva
Titulares: Marcio Ferrari e Mércia Fugalli
Suplentes: Cedenir Postal Moacir Mazzarollo
Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho)
Titulares: Oscar Ló e Hélio Marchioro
Suplentes: Hermínio Ficagna e Ismar Pasini
União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
Titular: Deunir Argenta
Suplente: Gregório Salton
Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi)
Titular: João Carlos Zanotto
Suplente: Leocir Luvison
Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Titular: Carlos Abarzúa
Suplente: Dirceu Scottá
Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho/RS)
Titular: Gilberto Pedrucci
Suplente: Eurico Benedetti
Sindicato Rural de Caxias do Sul (Sindrural-Caxias)
Titular: Renato Antônio Formolo
Suplente: Antônio Pedro Michelon
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS)
Titular: Ricardo do Nascimento
Suplente: Adoralvo Schio
Conselho Consultivo
Titular: Daniel Panizzi (representando a Associação de Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira - Asprovinho)
Suplente: René Ormazabal Moura (representando a Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha)
Comentários