Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Perda recorde na lavoura gera impacto na qualidade de vida do agricultor, avalia Sindicato Rural

por Ivan Sgarabotto

Representante dos trabalhadores rurais, Rudimar Menegotto teme mais dificuldades na sucessão das propriedades agrícolas

Foto: João Romanini

O balanço parcial da safra 2015/2016, divulgado pela Emater nesta semana, preocupa os produtores rurais. Segundo a entidade, todas as frutíferas cultivadas na região devem apresentar quebra de safra, de 17 a 71%, dependendo da cultura. A excessão é o morangueiro, que não registra perdas. No caso das videiras, cultura que predomina na região, a queda pode chegar a 56% em relação à média histórica e de 65% em relação à safra anterior. Para o caqui, a projeção indica perdas de 71%. Já na safra do kiwi, a queda deve ficar em 67%.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, o resultado negativo recorde impacta diretamente na economia da região, com risco de queda na qualidade de vida do agricultor. (Acompanhe em áudio)

Com um impacto financeiro estimado em mais de R$ 440 milhões, a tendência é de que as perdas na lavoura se estendam para outras áreas, como explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Conforme Menegotto, a safra prejudicada vai gerar menos recursos para o agricultor investir em maquinários e implementos agrícolas.

A quebra de safra histórica também traz impactos para o consumidor, que já está pagando mais caro pelas frutíferas. O reajuste médio nas gôndolas dos supermercados é de 25% nas frutíferas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais