Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Grupo de trabalho sobre a Feira do Agricultor realiza primeira reunião

por Ivan Sgarabotto

Dos 38 feirantes que precisam de regularização, 17 já manifestaram interesse em se adequar

Foto: Janaína R. Silva

A primeira reunião do grupo de trabalho sobre a Feira do Agricultor definiu os próximos passos para o encaminhamento de uma solução para os feirantes que ainda possuem produtos sem procedência sendo comercializados em Caxias do Sul. Entre as decisões dos participantes estão orientar os feirantes sobre a importância da regularização, conhecer a realidade de cada um, detectar dificuldades na regularização e disponibilizar meios para que os feirantes possam seguir as normas vigentes oferecendo um alimento seguro ao consumidor.

Na abertura do encontro, a titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Camila Sandri Sirena, apresentou um levantamento prévio em que 17 feirantes, dos 38 que apresentavam irregularidades, já demonstraram interesse em seguir as normas vigentes. O que o grupo quer fazer agora é encontrar formas de viabilizar a regulamentação dos feirantes, por meio de reuniões, esclarecimentos e encaminhamentos a entidades de apoio como a Emater.

A reunião com os feirantes que ainda apresentam pendências será no dia 18 de setembro, às 8h30, no Auditório da Prefeitura. No encontro, será apresentado o programa de Agroindústrias do Rio Grande do Sul e esclarecidas dúvidas.

Integrantes do grupo de trabalho prestaram esclarecimentos importantes durante o encontro. Mauro Tessari, chefe do escritório municipal da Emater, por exemplo, explicou sobre as isenções de impostos dadas às agroindústrias familiares. Já a representante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Janine Basso Lisboa, informou sobre o projeto-piloto de regularização do vinho colonial, que está sendo desenvolvido em Bento Gonçalves com seis pequenas vinícolas.

O presidente da Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei), Rogério Bridi, comentou que a principal dificuldade dos produtores está nas constantes modificações da legislação referente às agroindústrias. O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria e Cooperativismo da Câmara de Vereadores, Ricardo Daneluz, defendeu um forte posicionamento do grupo junto à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, que vai realizar audiências públicas em todo o Estado para elaborar mudanças na Lei das Agroindústrias. Em Caxias do Sul, a audiência ocorrerá no dia 11 de setembro, na Câmara de Vereadores. O grupo pretende incentivar os produtores a participarem do encontro e levarem suas sugestões aos deputados.

A reunião do grupo de trabalho teve a presença de representantes da Smapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR), Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei), Sindicato Rural, Associação dos Produtores Rurais, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Emater, Coordenação Distrital, Secretaria do Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Planejamento (Seplan), Orçamento Comunitário Região Rural (OC), Câmara de Vereadores e Ibravin.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais