Projeto Estadual incentiva construção de cisternas em Carlos Barbosa
Município também desenvolve programa
Três agricultores de Carlos Barbosa das comunidades de Forromeco, Linha Doze e Torino já contam com cisternas para auxiliar na irrigação e no manejo da propriedade. A construção desses reservatórios foi iniciada em fevereiro de 2015 e finalizou na sexta-feira, 26/06. A instalação possibilita o reaproveitamento da água da chuva, evitando desperdícios e gerando mais economia aos produtores rurais. No total, cinco propriedades do município foram beneficiadas pelo programa do Governo Estadual e os outros dois projetos já estão em andamento.
A construção das cisternas foi realizada por meio programa estadual “Irrigando a Agricultura Familiar”, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Emater/RS-Ascar. O investimento é de aproximadamente R$ 10 mil para cada cisterna (o número pode variar conforme o projeto), sendo que 80% do valor é bancado pelo Estado e o restante pelos agricultores. O município auxilia com a logística e a contratação da empresa que executará o serviço.
Para a construção destas três cisternas, foram feitas escavações nas propriedades e, posteriormente, o espaço foi revestido com uma manta impermeável. Na cobertura do reservatório, foram utilizados canos galvanizados e uma lona PEAD. Cada cisterna tem uma capacidade média de 120 m³.
Programa Municipal
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Viação e Serviços, também conta com um projeto de incentivo ao uso dos reservatórios. O Programa de Estímulo ao Uso de Cisternas está dentro do Plano de Estímulo ao Desenvolvimento Agropecuário e prevê os seguintes auxílios aos agricultores:
- Desconto de 90% no valor das horas-máquina necessárias para a instalação das mesmas;
- Fornecimento de pó de brita para instalação da manta (quando usado este tipo de material);
- Fornecimento de brita quando a construção da Cisterna for de alvenaria;
- Auxílio nos custos provenientes de palestras e dias de campo referentes à aplicação e/ou utilização da técnica de que trata este artigo;
- Fornecimento 1m³ de brita para cada 10m² de área para construção de plataformas para instalação de reservatórios de água;
- Firmar convênio com iniciativa pública ou privada para viabilizar captação de recursos para implantação de projetos.
Texto e foto: Silvia Dalmas/ Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing/Prefeitura de Carlos Barbosa
Comentários