Caxias recebe evento de capacitação para controle do javali
O animal, uma espécie exótica, está causando prejuízos em propriedades rurais de diversas regiões do estado
O Programa de Sanidade Suína da Secretaria da Agricultura será realizado neste sábado, 24 de março, em Caxias do Sul. Trata-se de um evento de capacitação para agentes de controle populacional do javali. O animal, uma espécie exótica, vem causando prejuízos em propriedades rurais de diversas regiões do estado e tem grande potencial para disseminar doenças nos rebanhos e até mesmo zoonoses.
Outros eventos estão previstos ao longo do ano, sempre nos locais onde há uma maior demanda de controladores.
Agente de controle populacional
Para atuar como agente de controle de populacional é preciso ter autorização do Ibama. Entretanto, para transportar as carcaças de javali, os interessados precisam passar pela capacitação da Seapi que exige como contrapartida a coleta de amostras de sangue dos animais abatidos, para verificar se há circulação viral da peste suína clássica. “É uma forma que encontramos, a exemplo do que acontece em outros países, de fazer uma pesquisa sobre a presença do vírus em animais asselvajados”, afirma Juliane Webster Galvani, coordenadora do programa.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destaca que a capacitação “contribui com a defesa sanitária, recebendo recursos do Fundo, para viabilizar os controles necessários”. Os animais abatidos só poderão circular com autorização da Seapi e a fiscalização pode ocorrer por diversos órgãos, como Ibama, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Brigada Militar e a própria secretaria.
Serviço
O que: capacitação para agentes de controle populacional do javali.
Quando: sábado, 24 de março, em Caxias do Sul/RS
Onde: Anfiteatro Vereador Marino Kurt (Rua Alfredo Chaves, 1323)
Comentários