Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio na Itália é ofertado na Serra
As inscrições para o programa que oferece seis vagas de formação técnica para produções de uva e kiwi na cidade italiana de Latina começam dia 26 de fevereiro, em Farroupilha
A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Gemellaggio, oferece o Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio, na cidade de Latina, na Itália. Através do programa, seis jovens agricultores farroupilhenses terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias nas culturas de kiwi e uva.
A Prefeitura, com valor de R$ 30 mil, fornece o transporte aéreo, as despesas com hospedagem e curso de formação com o objetivo de transmitir aos participantes todas as habilidades básicas necessárias aos procedimentos relativos ao trabalho, a fertilização do solo, semeadura, poda, colheita e outros processos de cultivo e produção vitivinícolas e do kiwi. Após o curso todos os participantes serão certificados pela ENADIL – Ente Nazionale per l’Addestramento e l’Istruzione dei Lavoratori, com sede em Latina, Itália. Já o aluno se responsabiliza com alimentação, transporte na cidade, seguro viagem e despesas pessoais.
As inscrições serão realizadas no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018, na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os agricultores serão selecionados por comissão, através de critérios definidos no regulamento. O Curso será ministrado entre abril e maio, com duração de 30 dias.
O Município de Farroupilha e a cidade de Latina, na Itália, celebraram em 2009, o convênio de intercâmbio Gemellaggio, que visa à promoção e ampliação dos laços culturais e econômicos entre essas comunidades, nos termos da Lei Municipal n.° 3.508, de 16-5-2009, e da Delibera n.° 84, de 6-10-2009, Del Consiglio Comunale de Latina. A partir desse tratado várias ações foram desenvolvidas, entre as quais propiciar intercâmbio e participação em programas didáticos, científicos e culturais entre as instituições.
Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari, esse programa tem o objetivo de trazer novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura local, além de incentivar a permanência do jovem no campo.
REGULAMENTO
1 – Benefícios do programa:
O Programa prevê:
- Até 6 vagas para participar do processo formativo em novas tecnologias na cultura de kiwi e uva em Latina, Itália;
- Passagens aéreas ida e volta;
- Alojamento;
- Curso de formação fornecido pela Empresa Enadil com o objetivo de transferir todas as habilidades básicas necessárias aos procedimentos relativos ao trabalho e a fertilização do solo, semeadura, poda, colheita e outros processos de cultivo e produção vitivinícolas e do Kiwi. O curso será desenvolvido através dos seguintes módulos:
- O contexto: cultivação e agricultura no território italiano de Latina;
- Sistema agroalimentar: produção, processamento e comercialização;
- Técnicas de cultivo: plantas, sementes e frutos;
- Técnicas de armazenamento e conservação dos produtos e derivados agrícolas;
- Sistemas de defesa e de proteção do solo e culturas;
- Principais sistemas de produção agrícola: agricultura tradicional, integrada e orgânica;
- Normas e regulamentos de proteção e segurança do ambiente de trabalho.
2 – Compromissos do candidato:
O candidato assume as despesas com:
- alimentação;
- logística (deslocamentos até o local de trabalho e do curso);
- seguro viagem internacional;
- demais gastos pessoais.
O candidato deverá:
- enviar, através dos meios eletrônicos, relatório semanal das atividades desenvolvidas na propriedade italiana, inclusive com fotos;
- apresentar relatório completo de viagem;
- replicar os conhecimentos aos produtores.
3 – Inscrições:
3.1 Pré-requisitos:
- ser maior de 18 e menor de 35 anos;
- ser morador do município de Farroupilha;
- ser agricultor ou filho de agricultor, no exercício da atividade, preferencialmente na produção de kiwi e uva;
- residir na propriedade agrícola;
- não ter sido beneficiado por programas de intercâmbio ofertados pela Prefeitura de Farroupilha.
3.2 Documentos necessários à inscrição:
- CPF e Identidade;
- comprovante de residência;
- comprovante de escolaridade em curso técnico ou superior na área agropecuária ou administrativa, ou estar estudando nas respectivas áreas.
3.3 Local da Inscrição:
As inscrições deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC, Rua 14 de Julho, 713, e-mail: [email protected], telefone (54) 3261-6931 ou 3261-6933.
3.4 Período para recebimento de inscrições:
A entrega da documentação deverá ser efetuada no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018.
4 – Seleção:
4.1 Documentos necessários após a seleção:
- cópia do passaporte ou do protocolo de solicitação do documento;
- comprovante de conhecimento da língua italiana;
- ctermo de compromisso assinado.
4.2 Critérios de desempate:
- os candidatos que apresentarem formação superior terão preferência sobre os que possuírem formação técnica;
- os candidatos que possuírem formação superior ou técnica terão preferência sobre os que estiverem estudando;
- sorteio público.
4.3 Forma de Seleção
Os candidatos que cumprirem as condições para a inscrição (item 5) serão avaliados por uma comissão formada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretário Municipal de Turismo e Cultura, um representante da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, um representante da EMATER com sede em Farroupilha e o Presidente do Sindicato Rural que procederão a seleção dos candidatos através da análise de documentos.
Comentários