Criação de peixes para autoconsumo é incentivada em Fagundes Varela
10,2 mil alevinos foram distribuídos para 32 famílias
Uma ação realizada pela Extensão Rural e Social vem incentivando a população rural a produzir peixes em casa para o consumo da família. Trata-se da Campanha de Pedidos de Alevinos, realizada pela Emater/RS-Ascar, em Fagundes Varela, há cerca de 20 anos.
No ano passado, 11 mil alevinos foram entregues, através da campanha, a cerca de 60 famílias. Na última quinta-feira, dia 16, 10,2 mil alevinos foram distribuídos para 32 famílias. A Emater/RS-Ascar também presta orientações sobre o povoamento dos açudes, a alimentação dos alevinos e a qualidade da água para a produção de peixes.
Segundo o extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar do município, Airton de Almeida, os descendentes de italianos que povoaram o município apreciam o produto no cardápio. “É uma herança da cultura da Itália, onde a culinária típica carrega fortes influências marítimas. A carne de peixe é uma opção nutritiva e saborosa para enriquecer a alimentação da família, pois é fonte de proteínas de alta digestibilidade e de grande valor biológico, vitaminas e sais minerais”, destaca. Ele ressalta, ainda, que existem diversas maneiras de preparar o peixe para consumo da família, recomendando, desta maneira, que se evite comer o peixe sempre frito.
De acordo com a Emater/RS-Ascar, para o final deste ano está prevista mais uma campanha de pedidos de alevinos no município. A expectativa é que sejam disponibilizados entre 6 a 7 mil alevinos para as famílias produzirem seus peixes em casa, totalizando mais de 16 mil entregues em 2015.
Comentários