Consumo não acompanha produção de frutas
Apenas 25% da população ingere a quantidade diária recomendada
Foto: Tamires Kopp/Divulgação/CR
A produção brasileira de frutas soma 41,6 milhões de toneladas. Os números são de 2013 - último ano com dados oficiais do IBGE. Entre as principais frutas, a laranja continua no topo do ranking, com safra que ultrapassa a 17 milhões de toneladas.
A banana, fruta in natura mais consumida pelos brasileiros, rendeu produção de 6,8 milhões de toneladas; seguem a maçã, o abacaxi, a uva e o limão (ver quadros).
São Paulo continua sendo o maior produtor geral de frutas no país, com volume que supera a 16 milhões de toneladas, representando 39% da produção total de frutas brasileiras. Além da laranja, destaca-se a colheita de banana, com mais de um milhão de toneladas.
Extensão
Com extensão territorial de 8,5 milhões de km2, o Brasil segue como o terceiro maior produtor de fruta no mundo. Um fator importante que faz o país continuar nessa posição de liderança mundial é o oferecimento de espécies tropicais, subtropicais e de clima temperado. “Conseguimos proporcionar, assim, grande variedade de frutas o ano inteiro”, afirma Comissão Nacional de Fruticultura da CNA.
Atualmente, a fruticultura ocupa 2 milhões de hectares e gera mais de 5 milhões de empregos no campo. A atividade tem Valor Bruto de Produção superior a R$ 23 bilhões.
Consumo
A laranja é a fruta mais produzida nos pomares do Brasil, e a banana é a mais consumida pelos brasileiros, que têm fartura à disposição. Contudo, o consumo é baixo: menos de 25% da população ingere a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o gerente de Inteligência de Mercado do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Cloves Ribeiro Neto, os brasileiros pessoas não têm o hábito de comer frutas como um alimento, e sim como sobremesa, afirma. “Este é um dos motivos para o baixo consumo. Além dele, tem a questão do poder aquisitivo, que inibe parte da população a comer regularmente frutas por terem valor médio anual alto e não fazerem parte da cesta básica”, acrescente.
De acordo com o último levantamento do IBGE sobre aquisição domiciliar de frutas, o Brasil consome 33 quilos por habitante ao ano, quando o recomendado seria ingerir próximo de 100 quilos/habitante/ano. A banana caiu no gosto dos brasileiros e é hoje a fruta mais consumida no país. Além dela, laranja, uva e manga são requisitadas com frequência.
Nações desenvolvidas, a exemplo da União Europeia e dos Estados Unidos, são os maiores consumidores, alguns com 100 quilos por habitante ao ano.
Comentários