Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Consumo não acompanha produção de frutas

por Maria de Fátima Zanandrea

Apenas 25% da população ingere a quantidade diária recomendada

Banana: preferência nacional
Foto: Tamires Kopp/Divulgação/CR

A produção brasileira de frutas soma 41,6 milhões de toneladas. Os números são de 2013 - último ano com dados oficiais do IBGE. Entre as principais frutas, a laranja continua no topo do ranking, com safra que ultrapassa a 17 milhões de toneladas.

A banana, fruta in natura mais consumida pelos brasileiros, rendeu produção de 6,8 milhões de toneladas; seguem a maçã, o abacaxi, a uva e o limão (ver quadros).

São Paulo continua sendo o maior produtor geral de frutas no país, com volume que supera a 16 milhões de toneladas, representando 39% da produção total de frutas brasileiras. Além da laranja, destaca-se a colheita de banana, com mais de um milhão de toneladas.

 

Extensão

Com extensão territorial de 8,5 milhões de km2, o Brasil segue como o terceiro maior produtor de fruta no mundo. Um fator importante que faz o país continuar nessa posição de liderança mundial é o oferecimento de espécies tropicais, subtropicais e de clima temperado. “Conseguimos proporcionar, assim, grande variedade de frutas o ano inteiro”, afirma Comissão Nacional de Fruticultura da CNA.

Atualmente, a fruticultura ocupa 2 milhões de hectares e gera mais de 5 milhões de empregos no campo. A atividade tem Valor Bruto de Produção superior a R$ 23 bilhões.

 

Consumo

A laranja é a fruta mais produzida nos pomares do Brasil, e a banana é a mais consumida pelos brasileiros, que têm fartura à disposição. Contudo, o consumo é baixo: menos de 25% da população ingere a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o gerente de Inteligência de Mercado do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Cloves Ribeiro Neto, os brasileiros pessoas não têm o hábito de comer frutas como um alimento, e sim como sobremesa, afirma. “Este é um dos motivos para o baixo consumo. Além dele, tem a questão do poder aquisitivo, que inibe parte da população a comer regularmente frutas por terem valor médio anual alto e não fazerem parte da cesta básica”, acrescente.

De acordo com o último levantamento do IBGE sobre aquisição domiciliar de frutas, o Brasil consome 33 quilos por habitante ao ano, quando o recomendado seria ingerir próximo de 100 quilos/habitante/ano. A banana caiu no gosto dos brasileiros e é hoje a fruta mais consumida no país. Além dela, laranja, uva e manga são requisitadas com frequência.

Nações desenvolvidas, a exemplo da União Europeia e dos Estados Unidos, são os maiores consumidores, alguns com 100 quilos por habitante ao ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais