Secretário da Agricultura tranquiliza população e garante que não faltará uva para a Festa de 2016
Caxias contabiliza perdas de 50% na área plantada da fruta
O excesso de chuva e as frequentes quedas de granizo, nos últimos meses, têm castigado os agricultores da Serra Gaúcha. As estimativas da Emater apontam que Caxias do Sul acumula perdas de 50% na safra de uva. A cultura, que é a mais cultivada no município, ocupa uma área plantada de quatro mil hectares.
Diante desse cenário, e faltando menos de três meses para o início da Festa da Uva, o secretário municipal da Agricultura, Araí Horn, tranquila a população e garante que a fruta não ficar em falta nas comemorações. De acordo com ele, as 220 toneladas necessárias para a festa podem ser cultivadas em 15 hectares. (Acompanhe em áudio)
Outra preocupação diz respeito à qualidade das frutas. O secretário Araí Horn lamenta que todas as culturas tenham sido prejudicadas, mas ressalta que no caso da uva, a qualidade só poderá ser mensurada no início da colheita.
A negociação do preço que a organização da Festa da Uva vai pagar aos produtores da fruta deve começar em janeiro. Na última edição, em 2014, o valor pago era de R$ 1,60 ao quilo.
Comentários