Caxias do Sul amplia rede da agroindústria familiar
Mais novo empreendimento, da família Vidor, está localizado no distrito de Santa Lúcia do Piaí
A Dolci Rocorddi é o mais novo empreendimento da agroindústria familiar em funcionamento de forma formal em Caxias do Sul. À frente do negócio estão Giovana Inês Vidor e sua mãe, Anna Silvestre Vidor, que contam com o apoio dos demais integrantes da família: o pai Jatir, responsável pelo projeto e construção do prédio, da irmã Angelita e do irmão Maurício. Na manhã de sábado (17.12), a família recebeu convidados e amigos para a inauguração da agroindústria, que terá foco na elaboração de pães, biscoitos, chimias, geleias, conservas, compotas de doces e antepastos. Entre as geleias, destaque para figo, morango e uva.
O empreendimento está estruturado em propriedade que pertencia aos avós de Giovana, Guerino e Angelita, na Rua Padre Ari Camelo, 1.400, na Linha São Paulo, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Também vem das raízes familiares a inspiração do novo negócio, pois os antepassados, em especial a avó, tinham a gastronomia como talento nato.
Lucimara Rodrigues, coordenadora regional do Programa Estadual da Agroindústria Familiar, enfatizou a importância de o jovem permanecer na propriedade rural para dar continuidade ao que foi construído por gerações passadas.
O secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, assinalou que as agroindústrias também têm uma grande capacidade para o desenvolvimento do turismo, citando que a Dolce Ricorddi está localizada nos Caminhos de Caravaggio, que une os santuários de Canela e Farroupilha por um percurso de 217 quilômetros.
Gerente-adjunto da Emater Regional, Gilberto Bonatto, destacou que a região de 49 municípios atendida pelo órgão tem 285 agroindústrias, sendo 60 vinícolas coloniais. Segundo ele, Caxias do Sul tem um grande potencial para explorar nesta área.
O prefeito Adiló Didomenico confirmou meta da atual gestão de promover as condições necessárias para recriar a cultura da agroindústria no município, também assegurou que a Prefeitura dará encaminhamento a uma demanda da localidade, que é o rebaixamento do Morro do Bonalume. A condição topográfica da estrada neste ponto dificulta a mobilidade, especialmente de caminhões.
O empreendimento contou com acompanhamento da Emater/Ascar – RS, por meio do Programa Sabor Gaúcho e apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul.
Comentários