Carlos Barbosa tem a melhor média de leite por vaca no Rio Grande do Sul
Ranking é divulgado pela Emater/Ascar
A Emater/Ascar divulgou o ranking da produção de leite no Rio Grande do Sul. Carlos Barbosa ficou em primeiro lugar com a média de 6.800 litros de leite por vaca/ano, bem acima da média gaúcha, que é de 3,4 mil litros por vaca/ano. Essa produção média deixa Carlos Barbosa na 5ª posição no país.
As quatro cidades que estão à frente de Carlos Barbosa são Araras (SP), com média de 13.738; Vista Alegre do Alto (SP), 7.703; Castro (PR), 7.478, e Arapoti (PR), com 7.052.
O médico-veterinário João Carlos Santos da Luz, assistente técnico regional da Emater para bovinos de leite, dia que o levantamento de dados relativos ao leite é feito duas vezes ao ano de todos os municípios do Rio Grande do Sul, juntamente com prefeituras, inspetorias veterinárias, cooperativas e sindicatos.
O Departamento de Política Leiteira da Cooperativa Santa Clara há anos desenvolve programas de melhoria genética do rebanho, bem como tecnologias avançadas na produção de alimentos e no manejo das vacas. Por isso, o resultado do ranking da Emater não surpreedeu o diretor administrativo e financeiro da Cooperativa, Alexandre Guerra.
Alguns tambos alcançam médias de produção bem acima da média municipal. Este é o caso da Granja Cichelero, na Sobra da Linha Doze, que já chegou à média de 42 litros de leite por dia cada vaca. Isso significa 14.000 litros por vaca ao ano, acima da média de Araras, a primeira no ranking do país.
Comentários