Celebração na Praça das Feiras marca os 25 anos da Feira Ecológica, em Caxias
Baixar ÁudioSolenidade contou com a bênção do frei Jaime Bettega e discursos de autoridades
Caxias do Sul comemorou os 25 anos da Feira Ecológica neste sábado (20/05), em uma celebração realizada na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, um dos pontos de comércio da iniciativa. A solenidade contou com discursos de autoridades e uma bênção feita pelo frei Jaime Bettega em razão do aniversário do projeto idealizado por agricultores, em parceria com a Prefeitura.
A Feira Ecológica foi criada em maio de 1998, com o objetivo de comercializar alimentos orgânicos, em contato direto junto aos consumidores. A iniciativa partiu de produtores que se dedicavam ao manejo agroecológico. Eles queriam ofertar produtos livres de agrotóxicos e adequados para a sustentabilidade agrícola. Em um encontro com o Executivo caxiense, o agricultor Avelino Rossi resolveu buscar a Secretaria de Agricultura na época, para propor uma forma de vender a produção da propriedade da família, localizada na Linha 40, interior de Caxias do Sul.
A ideia de Avelino foi acolhida e a Feira ganhou um espaço: o Largo da Estação Férrea. Também recebeu um dia e horário: sábados pela manhã. Antônio Rossi, filho de Avelino, também participou da criação da iniciativa. Ele afirma que a questão ambiental já estava na consciência da família e queriam um espaço para vender esse tipo de alimentação.
Juntamente com os Rossi, as famílias de Dervi Brancher e Ari Venturin, também de Caxias do Sul, e de José Tondello e Antônio Tondello, de Antônio Prado, estavam no grupo que começou a Feira. Em 2016, com a criação da Praça das Feiras, o ponto de comercialização ganhou a região entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior.
Atualmente, aos sábados, 23 bancas realizam a venda da produção da agricultura familiar de diferentes municípios da região: Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Morrinhos do Sul. Nas quartas-feiras, o ponto de venda de orgânicos é organizado pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.
Um dos consumidores que aproveita essas variedades de produtos oferecidos é Celso Santa Catarina. Ele vai à Feira Ecológica para comprar frutas, verduras e hortaliças advindas de uma cultura agrícola sustentável. Conforme Celso Santa Catarina, a Feira é uma fonte para sua saúde, pois deixa de consumir alimentos com agrotóxicos, para ter uma alimentação focada no seu bem-estar.
A comercialização de alimentos orgânicos pelos agricultores ecológicos ocorre em dois espaços: a Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino e na Rua Santos Dumont, no bairro Exposição.
Quarta-feira – das 11h30min às 16h, na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, Bairro Exposição. Ponto de venda de orgânicos com atendimento pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.
Sábado - das 6h30min às 11h30min – na Praça das Feiras (próximo à antiga Estação Férrea), Bairro São Pelegrino. Atendimento em 23 bancas de agricultores de 11 municípios.
Comentários