Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Negociação com fumageiras frustra lideranças

por Ivan Sgarabotto

Das seis fumageiras recebidas, duas não apresentaram proposta

A segunda rodada de negociação de preço para a atual safra de tabaco realizada nesta quinta-feira, 17, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul, terminou sem acordo entre produtores de fumo e indústrias.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, considerou as reuniões como frustrantes. Das seis fumageiras recebidas, duas não apresentaram proposta e as demais não chegaram ao percentual de reajuste proposto pelas entidades, que é de 17,7%. As propostas apresentadas variaram percentualmente de 9,12% até 12%, sobre as tabelas praticadas na safra passada.

Outra medida que será tomada pela Comissão é manter uma audiência com o Ministério da Agricultura para denunciar que algumas empresas não estão cumprindo a Instrução Normativa nº 10, que trata da classificação do tabaco.

A Comissão recomenda aos seus produtores, frente a uma safra menor, que eles valorizem o seu produto, acompanhem a comercialização e pressionem por preço justo. A Comissão representativa dos fumicultores é formada pelas federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais