Prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural encerra neste mês
Inscrição eletrônica é obrigatória para todas as propriedades rurais, mesmo para as que não apresentam atividade agrícola
O prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerra no fim de novembro. Em dezembro, o setor responsável pelo serviço na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) fará o levantamento e análise dos dados coletados desde o início do programa e ficará fechado para atendimento ao público. Os agricultores que não conseguirem fazer a inscrição eletrônica a tempo podem entrar em contato com a Semma em janeiro de 2019.
A inscrição eletrônica é obrigatória para todas as propriedades rurais, mesmo para as que não apresentam atividade agrícola. O registro é feito por meio de uma ferramenta online, na sede da Semma, localizada avenida Rubem Bento Alves, nº 8.308. O CAR é o principal instrumento para a recuperação e conservação da Mata Atlântica. Através dele é possível registrar áreas com possibilidade de intervenção e de conservação. No total, desde 2014, já foram feitos 5.812 cadastros, o que corresponde a 92% do território do município cadastrado no sistema.
Para se cadastrar, são necessários conta de luz, documentos pessoais dos proprietários e da propriedade (escritura, certidão ou contrato de compra e venda). Os produtores rurais que estiverem em regularização judicial e não possuírem esses documentos poderão realizar o cadastro, desde que apresentem um atestado que comprove a situação. O atendimento do CAR é gratuito e pode ser agendado pelo telefone (54) 3901.1445.
Comentários