Agricultores de Caxias do Sul são prejudicados por falta de pagamento do governo referente ao seguro agrícola
Categoria pleiteia encontro com Ministra Kátia Abreu
Produtores estariam recebendo boletos para pagar a parte que cabe ao governo federal da contratação de seguro agrícola. Casos assim já chegaram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e, por isso, o presidente Rudimar Menegotto demonstra preocupação. Os agricultores que contrataram o seguro têm o compromisso de quitar 40% da dívida, mas os outros 60% são cobrados de uma das duas seguradoras que atuam no serviço em Caxias do Sul. A alegação é de que o governo não efetua o repasse e, nem ao menos, a garantia de pagamento futuro.
“Antes de ficar sem seguro eles optaram por pagar a parte deles e os 60% do governo. Fizemos um levantamento com uma seguradora. Daria mais de R$ 4 milhões (não pagos pelo governo)”, disse.
Menegotto lamenta que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, tenha tranquilizado a categoria na abertura da Expointer neste ano. Agricultores alertaram a ministra na oportunidade.
“Ela tranquilizou todo mundo. Vários deputados federais e nós (Sindicato) estamos tentando marcando audiência com ela, mas ninguém conseguiu. Ela volta ao Brasil dia 21 e a esperança é que se consiga marcar uma audiência. As seguradoras disseram que se o governo não pagar a parte dele, eles precisam cobrar dos produtores”, disse
Conforme Menegotto, dos R$ 668 milhões lançados pelo governo federal no plano safra, metade foi utilizada para pagar dívidas do plano safra anterior. (Acompanhe em áudio)
Comentários