Vândalos destroem mais de 500 enxertos de parreiras no interior de Garibaldi
Casal na comunidade de São Pantaleão esperava que o parreiral produzisse já neste ano
Foto: Divulgação
Um casal de agricultores da comunidade de São Pantaleão teve uma suspresa desagradável no domingo, 11/09. Ao verificar o andamento dos enxertos em um parreiral, Anésio Piacentini percebeu que todos eles haviam sido arrancados pela ação de vândalos. O prejuízo foi enorme: aproximadamente 550 enxertos foram perdidos.
Em contato com a reportagem da Rádio Garibaldi, Piacentini disse que foi até o parreiral para verificar se havia algum broto, e logo no início percebeu que um galho que havia sido enxertado estava solto. Ao tocá-lo, percebeu que o mesmo havia sido arrancado e posteriormente recolocado no meio da serragem. Andando pelo parreiral, que tem 110 metros de extensão, o susto: a situação se repetiu com todos os 550 enxertos.
O prejuízo é triplo: além do galho, também haviam os cavalos, plantados há três anos, e o custo do enxertador, cujo valor cobrado por dia é extremamente alto. A expectativa da família era que o parreiral, cujos galhos enxertados eram da variedade Carmem, passassem a produzir já na próxima safra. O casal fez o registro do vandalismo na Delegacia de Polícia, mas até o momento não há pistas de quem possa ter cometido a ação.
Comentários