Agronegócio gaúcho tem crescimento de 5,2% nas exportações no segundo trimestre
Soja, carnes e cereais puxaram o índice positivo
O agronegócio gaúcho registrou marcas positivas no segundo trimestre deste ano. As exportações somaram US$ 3,1 bilhões, o que representa uma alta de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice foi puxado principalmente pela comercialização de soja, carnes e cereais.
Porém, no acumulado do ano, as exportações do agronegócio apresentaram queda de 6,7% em relação ao mesmo período de 2019. O desemprenho negativo foi puxado pelos produtos florestais e pelo fumo.
Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o Pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), Sérgio Leusin Jr., explicou que o crescimento no valor de vendas ocorreu principalmente por conta da alta do dólar. Ele ainda salientou que o segundo semestre do ano deve ser negativo para o setor, já que o Rio Grande do Sul passou pelo período de estiagem que reduziu a produção da soja em 39,3%, segundo estimativas do IBGE. Ouça a entrevista completa AQUI.
Comentários