Projeto Jovem na Zona Rural aborda a sucessão familiar em Flores da Cunha
O encontro reúne pais e alunos no dia 18 de junho
As Secretarias de Educação, Cultura e Desporto, e da Agricultura e Abastecimento, vão realizar um encontro com os pais e alunos que participam do Projeto Jovem na Zona Rural para falar sobre a sucessão rural. O tema será abordado pelo monitor da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, Arnaldo Poletto, além do diretor da instituição Alceu Dalle Molle. O encontro ocorre no dia 18 de junho, às 19h30min, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Participam das atividades do projeto os alunos de 9º ano das Escolas Municipais Benjamin Constant, Rio Branco, e Francisco Zilli, além de estudantes da escola Estadual Antônio de Souza Neto. A ação tem o objetivo de preparar os jovens residentes na zona rural para a escolha profissional, apresentando aspectos da agricultura em geral, as profissões ligadas ao ramo, e as vantagens de permanecer no interior.
Ao longo do ano são realizados estudos sobre a produção agrícola, gestão de propriedades rurais, visitas técnicas e palestras. Lembrando que no final do ano será apresentado por escola um projeto de inovação que deve ser desenvolvido nas propriedades rurais, com foco nas agroindústrias.
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha
A instituição de ensino, que funciona na Terceira Légua, em Caxias do Sul, oferece Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. A escola trabalha com a Pedagogia da Alternância no Ensino Médio e no Curso Técnico em Agropecuária. Os meninos e meninas ficam uma semana na escola e a outra na propriedade familiar, onde aplicam os conhecimentos teóricos e as aprendizagens obtidas, com o apoio dos mediadores.
Comentários