Fagundes Varela ganha agroindústria de laticínios
A Laticínios Vó Elena, da família Vivan, de Fagundes Varela, vai produzir queijos colonial e temperados
A Laticínios Vó Elena, da família Vivan, de Fagundes Varela, foi inaugurada na quinta-feira, 8. A agroindústria familiar vai produzir, inicialmente, queijos colonial e temperados, que serão comercializados no mercado local. A proprietária Alexandra Vivan falou sobre a criação da agroindústria, que deu continuidade e legalizou a produção de queijos, atividade que era realizada por sua avó, já falecida, Elena.
Segundo ela, foram fundamentais para a concretização do empreendimento a implantação do Sistema de Inspeção Municipal em Fagundes Varela; a participação nos cursos de Laticínios, Boas Práticas de Fabricação e Gestão, no Centro de Treinamento de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul; e os contatos com outros estabelecimentos.
Além disso, citou o apoio da Emater RS-Ascar no encaminhamento da documentação para acessar o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, na elaboração do projeto de construção e na orientação das demais etapas; o financiamento de parte do valor investido por meio do Pronaf Mais Alimentos; e o apoio da prefeitura, com máquinas para terraplanagem e reembolso de valores em dinheiro.
O marido, Silvano, destacou o compromisso da agroindústria com a qualidade. Ele disse que o empreendimento só vai beneficiar produto próprio e que pretende diversificar a produção com a elaboração de iogurte, bebida láctea e achocolatado. A agroindústria já foi construída pensando na adesão ao Susaf, que vai possibilitar a comercialização fora do município e também para a merenda escolar.
Conforme a gerente regional da Emater RS de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, a SDR leva as políticas públicas aos agricultores familiares, como a Extensão Rural, o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que agrega valor à produção, e o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do qual a família Vivan faz parte.
A prefeita de Fagundes Varela, Cláudia Moreschi Tomé, também citou as políticas públicas municipais, como o Programa de Impulsão Agropecuária, que buscam, por meio da estruturação das propriedades e do incentivo à produção agropecuária e à agroindústria, dar valor ao setor primário e manter os jovens no campo.
Comentários