Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Plano nacional prevê controle do javali em 13 estados

por Felipe M. Padilha

Objetivo é reduzir os impactos causados pelo animal, em diversas áreas

Estragos causados são mais intensos em lavouras de pequenos agricultores
Foto: Divulgação/CR

Legislação, prevenção, monitoramento, mitigação de impactos, controle, pesquisa e divulgação científica, capacitação, comunicação e sensibilização. Esses foram os principais temas debatidos na oficina de elaboração do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali Asselvajado no Brasil, realizada em Brasília.

O objetivo central do plano é conter a expansão territorial e demográfica do javali no Brasil e reduzir os seus impactos, especialmente em áreas prioritárias de interesse ambiental, social e econômico.

Para cada objetivo específico, foram definidas ações, os articuladores e colaboradores, custo estimado e período. Também foi definido o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), responsável por coordenar a implementação do plano, com representes do ICMBio, Ibama, Mapa, MMA, Confederação Nacional da Agricultura, pesquisadores e Associação de Tiro e Caça (controladores legalizados de javali). A coordenação conjunta do plano fica a cargo do Ibama e Mapa.
 

Criadouros - O javali é uma espécie exótica que causa desequilíbrio no meio ambiente e prejuízos às lavouras de pequenos agricultores. Sem predadores naturais, se reproduz rapidamente e logo desenvolve populações numerosas.

Os animais, importados pelo Brasil nos anos 1990 da Europa e do Canadá para criadouros no Rio Grande do Sul e São Paulo, foram soltos ou fugiram e têm-se alastrado pelo país, chegando à Bahia e ao Tocantins. Atualmente, estão presentes em 13 estados brasileiros.
O evento, promovido pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama reuniu 50 especialistas para definir ações e estratégias de atuação para os próximos cinco anos.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais