Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Chuva de granizo destrói plantações em Guaporé e Dois Lajeados

por Eduardo Cover Godinho

Uvas, que estavam em processo final para a colheita, foram danificadas. Agricultores contabilizam perdas

Uva ficou danificada com a chuva de granizo
Foto: Divulgação

Foram poucos minutos de chuva, mas a contabilidade das perdas financeiras é imensa. Parte dos produtores rurais de Guaporé e municípios arredores sofreram uma significante baixa em suas culturas após uma forte chuva, com vento e queda de granizo, atingir a região na quarta-feira, dia 7 de dezembro, por volta das 16h45min. As áreas atingidas em Guaporé foram nas comunidades da pertencentes ao Distrito de Colombo, como nas Linhas Fernando Abbot e Ernesto Alves.

Agricultores contabilizaram perdas de grande monta nos parreirais e em outras culturas, como o milho e o fumo. Diferente das condições climáticas adversas do passado, nessa oportunidade não houve o registro de estragos em residências, pocilgas, chiqueiros, silos, entre outras benfeitorias. Um produtor rural, da Linha Ernesto Alves destacou que o ano de trabalho foi perdido em poucos minutos.

“Inacreditável o que aconteceu. O trabalho de um ano embaixo do sol e muitas vezes na chuva, perdido em dez minutos. Choveu muito forte e o granizo destruiu a plantação de fumo e prejudicou a colheita da uva. É um dia para esquecer, meu Deus”, relatou.

O Corpo de Bombeiros, de Guaporé, que mede a quantidade de chuvas, destaca que foram registrados, durante os pouco mais de 20 minutos de fortes pancadas, o total de seis milímetros. Agricultores, porém, salientam que a quantidade de chuvas superou os 20 milímetros em alguns pontos da zona rural. Agora o que resta aos produtores é contabilizar os prejuízos financeiros com a quebra da safra e arregaçar as mangas para começar novas atividades no setor primário.

 

Outras cidades

O temporal, com chuva de granizo, também atingiu outros municípios da região. Foram registrados estragos nas lavouras e danos na rede de energia elétrica em parte do interior de Vista Alegre do Prata, Fagundes Varela e em Dois Lajeados, em especial na Linha Dona Cândida Mattei. Na localidade, parreirais e plantações de milho e fumo sofreram prejuízos de grande monta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais