Javalis chegam à área urbana de Garibaldi
Morador do bairro Vale dos Pinheiros constatou a presença dos animais em uma plantação de milho
Foto: João Paulo Deluca
Os javalis que estão causando inúmeros prejuízos em plantações no interior de Garibaldi e inclusive foram tema de reportagem da Rádio Garibaldi há pouco mais de um mês agora atingem a área urbana do município. Na manhã desta segunda-feira, 07/03, um morador do final da rua Pedro Barichello, no bairro Vale dos Pinheiros, teve uma grande surpresa ao ir até sua plantação de milho e batata-doce.
A propriedade de Angelin Chiesa fica no Vale dos Pinheiros, no limite com a comunidade de São Roque Figueira de Mello, praticamente entre a área urbana e a rural. Nos fundos de sua casa, ele mantém uma pequena plantação de milho, batata-doce e aipim para subsistência. Ele conta que há cerca de uma semana encontrou algumas batatas-doces arrancadas, mas não deu muita bola, por ser um estrago pequeno e pensar que se tratava de algum pequeno animal. Nesta segunda-feira, porém, ao ir até o local, encontrou parte da plantação de milho derrubada e muitas batatas-doces reviradas. As pegadas no chão comprovam: uma manada de javalis passou pelo local.
Chiesa conta também que durante a madrugada ouviu os cachorros latindo e um grande barulho que vinha da plantação. Apesar dos produtos agrícolas serem apenas para consumo próprio, ele teme que todos sejam devorados em poucos dias.
O fato chama a atenção porque javalis não costumam chegar até a área urbana. Comunidades do interior, como Marcorama, São Roque Figueira de Mello e São Sebastião de Castro tem registrado inúmeros prejuízos com os animais nos últimos meses. Uma manada pode ter até 100 animais e por terem hábitos noturnos, eles são difíceis de serem encontrados.
Comentários