Cerca de 10 mil pessoas estão trabalhando na colheita da maçã em Vacaria
O número de indígenas é grande nos pomares do município
Foto: Tua Rádio Fátima
Vacaria é conhecida por ser uma das maiores produtoras de maçã no país. Milhares de trabalhadores são contratados para realizarem a colheita da fruta durante a safra. Neste ano as empresas contrataram cerca de 10 mil pessoas. A unidade móvel da Tua Rádio Fátima esteve no Pomar São Luiz, pertencente a empresa Rasip, onde constatou cerca de 750 trabalhando no local. A empresa contratou, neste ano, mais de 2 mil trabalhadores para a safra da maçã. Cerca de 25% dos frutos do pomar São Luiz já foram colhidos e a expectativa é de que até o final desta semana 50% da área seja concluída.
O gerente de produção de frutas Alecir Webber avalia de forma positiva a produção deste ano. Ele comenta que apesar da fruta estar com calibre menor do que a última safra, a cor se destaca em relação a anos anteriores. Webber enfatiza que o tempo favoreceu na qualidade da maçã. O coordenador de produção Jean Regoso observa que grande parte dos trabalhadores desta safra já conhecem Vacaria. Cerca de 500 destes são indígenas, oriundos do Mato Grosso do Sul e os demais são divididos entre Paraná e Rio Grande do Sul.
Décio Martins faz parte da tribo Guarani Kaiowá, de Coronel Sapucaia (MS). Ele comenta que a falta de emprego na região onde mora o motiva na busca de trabalho temporário em outros estados. Um dos serviços do indígena é a safra da maçã em Vacaria.
Segundo dados da Agapomi, a estimativa desta safra é de 900 mil toneladas da fruta
Comentários