Embrapa retoma treinamentos de técnicos e auditores para o sistema de Produção Integrada de Maçã
O treinamento tem como objetivo formar técnicos e auditores com competência para acompanhar pomares de macieiras e packing houses
De 17 a 21 de julho, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria, ocorre nova edição do Curso de Habilitação para Produção Integrada de Maçã (PIM), promovido pela Embrapa Uva e Vinho e Epagri. Com vagas limitadas, o treinamento tem como objetivo formar técnicos e auditores com competência para acompanhar pomares de macieiras e packing houses conduzidos no Sistema de Produção Integrada. Mais informações e inscrições disponíveis em: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/pim.
Para a adoção ao Sistema de Produção Integrada, o primeira etapa é contar com assistência técnica habilitada para conduzir as práticas de manejo do pomar atendendo aos Princípios e às Normas Técnicas da PIM. Na sequência, o fruticultor deve se inscrever no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como aderente ao sistema, visando conduzir sua área durante um ano prévio à certificação e, a seguir, estabelecer contato com uma empresa que irá fazer a Avaliação da Conformidade, a qual poderá emitir o selo de PIM para a fruta no fim do ciclo.
As características gerais dos procedimentos utilizados na PIM diferem das recomendações disponíveis para a cultura, pois estabelecem limites para as práticas que podem ter influência definitiva na qualidade, produtividade e na demanda de uso de agroquímicos nos pomares.
Curso para responsável técnico:
Objetivo: capacitar o profissional para prestar consultoria, tanto no campo como em packing houses, conduzir e orientar o produtor na implantação do sistema. Também acompanhar e assinar a documentação exigida no processo.
Horas aula: 40 horas de capacitação, incluindo parte teórica e prática, divididas em dois módulos: conceitual e aplicado.
Curso para auditor:
Objetivo: permitir que o profissional realize auditoria nas propriedades, tanto no campo como em packing houses.
Horas aula: 40 horas de capacitação, incluindo parte teórica e prática, divididas em dois módulos: conceitual e aplicado.
SERVIÇO
O que: Curso de Habilitação para a Produção Integrada de Maçã
Data: 17 a 21 de julho
Local: Auditório da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria (RS)
Inscrições: Podem ser realizadas antecipadamente no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/pim ao custo de R$ 350,00 para sócios da ABPM, AGAPOMI, ASAV, AMAP E ASSEA ou R$ 400,00 para o público em geral.
Informações: [email protected] ou telefone (54) 3455-8087.
Comentários