Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Safra da uva é aberta na Serra com expectativa de colheita superior a 600 milhões de quilos

por Ivan Sgarabotto

O otimismo marcou a abertura oficial da safra da uva no RS


Foto: Luiz Chaves

A abertura oficial da Safra da Uva 2016/2017 no estado do Rio Grande do Sul na manhã de sábado, 4, foi marcada pelo otimismo em função do grande volume e da qualidade da matéria-prima que já pode ser verificada. Monte Belo do Sul recebeu o evento que contou com a presença do governador do RS, José Ivo Sartori, do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, do prefeito Adenir José Dalle, além de parlamentares e prefeitos dos municípios da região da Serra Gaúcha.

O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, mencionou a expectativa de uma safra que deve superar os 600 milhões de quilos previstos no início da colheita. O dirigente citou a quebra que chegou a 57% na última safra como um dos fatores, aliado à crise econômica e aumento de tributos – em especial do IPI – para uma retração que chegou a 18% na venda de produtos vitivinícolas brasileiros em 2016. “Este cenário mostra que o mercado não aceita mais aumentos de tributos e de preços. O Ibravin vem concentrando esforços para a diminuição dos custos de produção, aumento de produtividade e em ações de promoção para retomarmos o crescimento neste ano”, projeta. 

Scottá citou o amadurecimento do setor que possibilitou a chegada num consenso quanto ao preço mínimo da uva com reajuste de 18%, a atuação para a ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e para a chegada do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento para as vinícolas e viticultores.

O governador Sartori garantiu que o estado é parceiro do setor vitivinícola, estimulando a ampliação de áreas de produção e a agregação de tecnologia cada vez mais presente na atividade agrícola. O governador também enxerga com otimismo os frutos da safra que foi aberta neste sábado.

O secretário Ernani Polo reiterou a parceria do governo com o Ibravin, citando o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) como fundamental para a qualificação e promoção do vinho gaúcho.

Após os pronunciamentos oficiais, que contou com discurso de boas vindas do prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, a comitiva realizou a colheita simbólica nos vinhedos da Famiglia Barbieri, local da abertura oficial da safra no RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais