Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Grupo de trabalho realiza novo encontro sobre a Feira do Agricultor

por Ivan Sgarabotto

Comissão técnica visitará produtores que ainda têm produtos com pendência de regularização

Foto: Janaína R. Silva

O grupo de trabalho da Feira do Agricultor realizou nesta terça-feira, 03, uma nova reunião em busca de soluções para a permanência dos feirantes que ainda possuem produtos com pendência de regularização sendo vendidos na feira. Uma das decisões foi formar uma comissão técnica que fará visitas a todas as propriedades rurais que necessitam de adequação. O objetivo é verificar as instalações das propriedades, conhecer suas reais condições e saber o que pode ser ou não aproveitado para que o produtor tenha condições de se regularizar.

A equipe é formada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Emater, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara de Vereadores. Conforme Rogério Bridi, representante da Assofei, as visitas poderão ajudar o agricultor a se adequar. “Muitos não vieram buscar informação porque já são idosos e os filhos não querem dar continuidade ao trabalho. Então, ir até eles pode ser uma solução”, ressalta.

O grupo decidiu, ainda, que os feirantes que são apenas comerciantes (e não produtores rurais) devem revender apenas produtos com procedência, ou seja, que tenham passado por todos os controles necessários. Dos 160 feirantes, apenas 12 comerciantes ainda vendiam produtos com pendências de regularização. Eles deverão suspender a venda a partir da próxima terça-feira. “O nosso foco é o agricultor. O comerciante faz um trabalho muito importante trazendo produtos que os agricultores não têm, mas precisamos nos preocupar em dar condições ao produtor. O comerciante não pode revender produtos que não estejam de acordo”, reforça o veterinário Ricardo Capelli, coordenador regional do Programa de Agroindústria Familiar da Emater.

O grupo de trabalho da Feira do Agricultor foi formado para encontrar uma solução para os 38 feirantes que apresentam produtos com pendência de regularização. Desses, 12 são feirantes-comerciantes e 26 são produtores rurais. No total, Caxias do Sul conta com 160 feirantes e 34 edições da Feira do Agricultor semanalmente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais