Cadastro Ambiental Rural é prorrogado até o fim do ano
A inscrição eletrônica é obrigatória para todas as propriedades rurais, mesmo que não sejam utilizadas para produção
O Governo Federal, por meio de decreto oficial, estendeu até o dia 31 de dezembro o período para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que havia encerrado no dia 30 de maio. A inscrição eletrônica é obrigatória para todas as propriedades rurais, mesmo que não sejam utilizadas para produção. O registro é feito por meio de uma ferramenta online, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
Para realizar o cadastro, basta agendar um horário com os técnicos da Semma e apresentar conta de luz e documentos da propriedade (escritura, certidão ou contrato de compra e venda do imóvel). Os produtores rurais que estiverem em regularização judicial e não possuírem esses documentos poderão realizar o cadastro, desde que apresentem um atestado que comprove a situação. O atendimento do CAR segue de forma gratuita e pode ser agendado pelo telefone (54) 3901.1445.
O CAR é o principal instrumento para a recuperação e conservação da Mata Atlântica, pois, através dele, é possível ter um controle das áreas que não podem ser exploradas pelo agricultor. No total, desde 2014, já foram feitos 5.470 cadastros, o que corresponde a 62% do território rural do município. O documento federal, com o decreto de prorrogação, pode ser acessado no link: https://bit.ly/2LnhzGb.
Comentários