Mudanças marcam o início da campanha de vacinação contra a Aftosa no Rio Grande do Sul
Estado irá disponibilizar a doação de vacinas apenas para produtores que possuem até 10 animais
A vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul iniciou no dia 1º/05. Para este ano, a campanha ocorre com mudanças que representam mais um indicativo da grave situação financeira do estado. Nesta etapa, o governo irá disponibilizar a doação de vacinas apenas para produtores que possuem até 10 animais, o que representa 38% dos pecuaristas gaúchos. Para que recebam as doses, os produtores precisam estar enquadrados no Pronaf e PecFam.
O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a Febre Aftosa. A campanha de imunização vai até o dia 31 de maio. Há 14 anos o estado é livre da doença. Devido à grave situação financeira do Estado, não haverá aquisição de novas vacinas. Desta forma, a secretaria da agricultura, pecuária e irrigação irá utilizar as cerca de 900 mil vacinas que possui em estoque e por isso, a vacinação gratuita para produtores que possuem até 10 animais.
Por conta das mudanças, em Marau, o tradicional roteiro que a Inspetoria Veterinária realizava no meio rural não vai ocorrer. O chefe do setor, Maurício Flores, falou sobre o assunto. Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários