Clima favorece desenvolvimento das culturas de inverno e plantio das de verão
Ouça a entrevista no player de áudio
Enquanto os grãos de verão estão na fase de cultivo e semeadura, a safra de inverno segue em desenvolvimento, beneficiada pelas condições favoráveis do clima. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater, 12% das lavoureas de trigo do Estado estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 35% em floração, 51% em enchimento de grãos e 2% iniciando a maturação. Em geral, apresentando potencial produtivo.
Esse padrão também é o verificado nas culturas de inverno implantadas em território marauense, segundo o presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento, engenheiro agrônomo Marcio Soldá. No Estado, a canola e a cevada estão na fase de enchimento de grãos, com bom potencial produtivo, em decorrência da sanidade das lavouras. Já em Marau, essas culturas estão menos presentes, pois os produtores optaram pela aveia, visando a alimentação animal.
Em relação às culturas de verão, Solda antecipa que a implantação lavouras de soja em Marau tendem a começar, segundo o zoneamento agrícola, na segunda quinzena do mês de outubro e seguir ao longo de novembro Já o milho, primeira safra, está com a maior parte da área plantada em desenvolvimento, aguardando um pouco de chuva.
Comentários