Jornada de Agricultura Familiar em Brasília discute cenário de incertezas no setor
Serão debatidos temas como avanços, rupturas, desafios, conquistas e possibilidades
Foto: Divulgação
A III Jornada de Agricultura Familiar: Rupturas, Resiliências e Políticas Públicas acontece nos 09 a 10 de novembro de 2017, no Anfiteatro nº 10 ICC Sul/ Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A jornada será realizada em um momento de ruptura no sistema político brasileiro com mudanças profundas na institucionalidade governamental.
A extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com o consequente desmonte ou enfraquecimento de suas políticas públicas, desenha um cenário de incertezas. Ainda é cedo para visualizar caminhos alternativos aos problemas que estas comunidades enfrentarão, ou já enfrentam, em razão de cortes e restrições orçamentárias, desafios já postos em termos de acesso a mercados, crédito, assistência técnica, conservação de recursos naturais e acesso à terra.
Apesar deste cenário recente, o propósito desta jornada é identificar e caracterizar as rupturas nessas políticas públicas e debater sobre cenários, com especial ênfase na resiliência social em relação aos efeitos já percebidos do enfraquecimento da ação do Estado nas políticas públicas para a Agricultura Familiar. Essas profundas e recentes mudanças nas políticas públicas, especialmente cortes nos recursos, resultam em muitos desafios, tanto para essas populações do campo como para estudiosos do desenvolvimento rural brasileiro.
A resiliência social é aqui entendida como processos mais criativos nos quais as pessoas reúnem várias ferramentas e recursos coletivos para sustentar suas conquistas e bem-estar diante da mudança social. Neste sentido, é essencial entender as iniciativas e os recursos mobilizados pelos atores sociais para o desenvolvimento de práticas socioprodutivas mais sustentáveis, diminuindo as desigualdades sociais e econômicas, e estratégias de resistência aos modelos predatórios, presentes nas áreas rurais brasileiras.
Estrutura da Jornada:
Serão realizadas três mesas de trabalho às quais tratarão dos seguintes assuntos:
1. Políticas Públicas para a Agricultura Familiar: Avanços, rupturas e desafios
2. Políticas públicas para os povos do campo: conquistas, rupturas e possibilidades
3. Rupturas e Resiliências: Desafios para agricultura familiar e novas agendas de pesquisa
Organizadores
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Programa de Pós-Graduação Médio Ambiente e Desenvolvimento Rural (MADER/UnB)
Núcleo de Agroecologia e Agricultura Orgánica (NEA/UnB)
Laboratório de Pesquisa sobre Estado e Desenvolvimento nas Américas (LAPEDA/UnB)
Rede de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE)
Centro de Pesquisa em Gestão , Inovação e Sustentabilidade (CPGIS/UnB)
Rede Políticas Públicas y Desarrollo Rural en América Latina (Red PP-AL).
Comentários