Secretaria da Agricultura de Caxias do Sul alerta produtores para prazo da vacinação contra a febre aftosa
A vacinação é obrigatória também para a emissão da Guia de Trânsito Animal
A campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou em todo o estado nesta quarta-feira,02. As vacinas são obrigatórias para búfalos e bovinos e devem ser realizadas até 31 de maio.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que os produtores devem comprar as vacinas diretamente nas agropecuárias cadastradas. O transporte precisa ser feito em uma caixa de isopor com gelo, caso contrário, os frascos não serão entregues. O prazo máximo para aplicação das vacinas é de cinco dias. Não haverá doação de vacinas pelo Estado.
A médica veterinária da Inspetoria Veterinária do Rio Grande do Sul, Luiza Virgínia Caon, explica que após a vacinação, os produtores devem passar na Inspetoria Veterinária para apresentar a nota fiscal de compra e atualizar a ficha cadastral até o 07 de junho, prazo máximo permitido. Os animais destinados ao abate durante o período da campanha não precisam ser imunizados.
A vacinação é obrigatória também para a emissão da Guia de Trânsito Animal. O documento só será disponibilizado após a vacinação contra a febre aftosa, que deverá seguir os seguintes prazos:
- Quinze dias para animais com uma vacinação;
- Sete dias para animais com duas vacinações;
- A qualquer momento, após a terceira vacinação;
A Inspetoria Veterinária atende os produtores rurais de Caxias do Sul e região de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na avenida da Vindima, número 1.855, no bairro Exposição. Mais informações pelo telefone (54) 3209.8082 ou (54) 3209.8052.
Comentários