Governador José Ivo Sartori recebe agricultores familiares
Fetag avalia audiência como razoável
A 21ª edição do Grito da Terra foi realizada nesta quarta-feira, 01/07, em Porto Alegre. Em torno de 5 mil pessoas, das mais diferentes regiões gaúchas, participaram do evento. De acordo com a promotora da ação, a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), a pauta entregue ao Governador José Ivo Sartori ainda no dia 12 de maio, continha demandas dos trabalhadores rurais junto a nove secretarias de Estado e à Casa Civil.
A concentração dos agricultores iniciou às 6h30min, na sede da entidade, e a caminhada começou às 8h, em direção ao Largo da Prefeitura e Mercado Público, onde aconteceram atividades para mostrar à população da Capital a importância da agricultura familiar. Às 12h, os trabalhadores rurais rumaram pela Avenida Borges de Medeiros, até o Palácio Piratini. Eles foram recebidos pelo Governador Sartori por volta das 16h.
Primeiramente, falou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. Ele reforçou os itens da pauta. "É o povo do senhor que está aqui", disse o dirigente. "A agricultura familiar não tem partido, tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado e para a qualidade de vida dos gaúchos".
O pedido mais intenso dos agricultores é para a manutenção dos projetos voltados à agricultura familiar, mesmo neste momento de corte de investimentos. Incentivo à agroindústrias, projetos de irrigação, programas de habitação, apoio à saúde e olhar ao Código Florestal foram os exemplos citados pelo presidente da Fetag.
Em sua fala, o Governador José Ivo Sartori confirmou a manutenção do programa Troca Troca de Sementes; ampliação do projeto que fornece protetor solar aos agricultores familiares; programa de aquisição de alimentos via licitações e ações de conservação do solo e preservação das águas. "Vamos manter muito diálogo entre vocês e as Secretarias. Não vai ser tudo o que vocês querem e nem tudo o que as Secretarias querem. Vamos chegar a um acordo".
O Grito da Terra é legítimo e importante, segundo Sartori. Ele entregou um documento com as respostas oficiais para cada questionamento da pauta da Fetag. Após o pronunciamento do Governador, o presidente da Fetag avaliou a audiência como razoável.
A RedeSul de Rádio acompanhou a 21ª edição do Grito da Terra, direto de Porto Alegre, com o repórter Márcio Frozza, da Rádio Alvorada de Marau. Ouça parte da audiência com o Governador José Ivo Sartori no player de áudio. Veja as imagens do movimento, no slideshow abaixo.
Comentários