Vinho e Saúde é pauta de simpósio na serra gaúcha
Embrapa apresenta pesquisa sobre os fenóis bioativos presentes em uvas e vinhos brasileiros ao longo dos últimos 10 anos
Foto: Divulgação
Começa nesta quinta 1º e segue até sábado, dia 3 de junho, o III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Integrando a programação do Dia do Vinho, especialistas do Brasil e exterior irão apresentar pesquisas relacionadas aos benefícios da uva e seus derivados para a saúde humana. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com apoio da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Embrapa Uva e Vinho e da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento precoce, redução da pressão arterial, diminuição do risco de aparecimento de enfermidades neurológicas e auxílio na perda de peso são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a uva e seus derivados podem proporcionar à saúde e que estarão em evidência no encontro.
Destaque na programação para a apresentação dos resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa sobre os fenóis bioativos presentes em uvas e vinhos brasileiros ao longo dos últimos 10 anos, por Celito Crivellaro Guerra e Letícia Flores da Silva, da área de enologia da empresa de pesquisa. Na tarde do dia 1º, durante o minicurso Fenóis Bioativos e sua importância na vitivinicultura, os autores irão abordar estratégias para agregar valor aos produtos a partir dos fenóis presentes em uvas, que apresentam comprovados benefícios à saúde humana.
Também estão entre os nomes dos participantes, o presidente de honra do evento, o médico cardiologista e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração (InCor), e da professora doutora Rosa María Lamuela Raventós, pesquisadora do Departamento de Ciência da Nutrição e da Alimentação da Universidade de Barcelona.
A programação do evento contará ainda com um espaço para pesquisas inéditas, cuja apresentação será feita de forma oral ou por meio de pôster, sendo as selecionadas publicadas em revista científica e as melhores nas modalidades pôster e oral, serão premiadas.
Comentários