Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Precisei partir para poder voltar

Neusa Picolli Fante

 

Partir do local que estava, da situação que me encontrava, do sentimento que se constituía, do incomum que aparecia em mim.

Desculpa por ter ido embora, sei que você não me entendeu e por vezes ainda me culpabilizo por não deixar claro; por não consegui ficar. Aquele momento foi demais para mim...

Eu precisei partir. Necessitei pensar, refletir, refazer meu destino, arrancar a angústia que seguia junto ao meu peito. Fazê-la se desmanchar com a serenidade, que pouco a pouco, se assegurava de um estar.

Era hora de deixar as ideias e as dores, que sentia, se acomodarem. E para isso, elas também careciam de um espaço, para respirar. E eu, para me nutrir de vida, de encantamento, pelas pequenas grandes coisas da vida. Sabe aquelas ínfimas coisas que geram um bem estar enorme. Aquelas que dão sentido ao continuar, ao prosseguir e ao não parar de tentar?

Muitas vezes necessitamos nos ausentar. Nos distanciar de pessoas, de situações; para discernir, para saber como agir e também ter coerência de decidir para onde ir.

Pessoas que não nos deixam pensar, falar. Que desejam ser a única opinião possível nos afastam delas. O distanciamento faz com que nos enxerguemos, e se torna rota possível para nos refazermos.

Se não tivesse partido naquele momento, ia me atrapalhar, ia gritar, brigar, me ausentar de mim, talvez até me distanciar emocionalmente de você. Poderia, também, me entristecer, tanto que talvez, fosse difícil saber como voltar para o nós.  

Precisei partir para poder voltar e, assim, retornar nova, com um sorriso na alma, tranquilidade no coração, novas perspectivas, novos sonhos, novo dar a mão.  

Vá e volte você também...

Sobre o autor

Neusa Picolli Fante

Psicóloga Clínica e Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto. Graduada em Comunicação Social.  Autora do livro Caminho dos Girassóis: Uma abordagem sobre o luto, Dor sem Escuta, Entrelinhas da Vida, Quintais da Minha alma.

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais