Potencializar o carisma de São Francisco: Nossa missão para o Terceiro Milênio
Francisco de Assis, em pessoa e de viva voz não mais voltará, mas sua iniciativa de viver fielmente aos santos conselhos evangélicos em seus seguidores e admiradores se consolidarará em presença a influenciar os quatros cantos do mundo. Transformar a realidade secular, com seu caos e desordens religiosas plurais, oferecer justos juízos e caminhos autênticos de encontro com o pobre de Nazaré, pobre de Cruz, é uma obrigação teológico-pastoral das confissões religiosas inspiradas em Francisco de Assis, portanto isso também depende do apostolado capuchinho. Em sociedade que avança, importa continuar a portar o peso extremamente significativo da fé religiosa com procedimentos que levem a Ele, Cristo, e permitam n'Ele se manter.
Com a personalidade de Francisco de Assis a influenciar a sociedade do mundo atual, sua tese plasma-se em milhares de seguidores que respondem com estratégias diferentes conforme os distintos contextos. Fazem parte da missão capuchinha: ressaltar o caminho de Francisco a fim de salvaguardar a identidade religiosa cristã do mundo e incentivar exercícios religiosos, de modo a estender e amparar motivações para o indivíduo não deixar de ter religião nem abandonar a crença na obra de Deus.
Enfim, as ponderações da reflexão têm o intuito de substanciar reflexão teológica acerca da vida religiosa capuchinha, lapidar motivações de uma causa de toda a Ordem, da Província e de toda a comunidade franciscana, e também de ajudar na tarefa do querigma da mãe Igreja, para seus integrantes levarem a cabo a missão provinda de Deus. Seja como for, defende-se uma exequível operação em plano objetivo de itinerário cristão, no escopo de encantar o mundo com Cristo, em especial, no princípio de missão e de cooperação franciscano-capuchinha.
Comentários