Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Boa Vista do Sul não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, mas três suspeitos

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Como forma de conter a disseminação do vírus prefeito decreta uso de máscaras que passa ser obrigatório

Foto: Divulgação

 

A Covid-19 vem avançando e diversos municípios do Rio Grande do Sul que até então não apareciam no boletim epidemiológico com casos confirmados ou suspeitos começam a aparecer.

Para conter este avanço e buscar medidas de proteção, o prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, baixou o decreto Municipal 34, obrigando às pessoas que saírem de casa para que façam uso de máscaras. Este decreto entrou em vigor nesta terça-feira, dia 28.04.

Conforme a orientação, toda a população de Boa Vista do Sul tem a determinação de uso de máscaras nos espaços públicos ou privados, incluindo as vias públicas e as diversas modalidades de transporte. O objetivo é proteger as pessoas e evitar a transmissão comunitária do Coronavírus.

Deverão ser usadas máscaras de pano, tecido algodão, confeccionadas manualmente e que deverão ser higienizadas e lavadas de acordo com os protocolos das autoridades de saúde.

Fica proibido o atendimento em qualquer estabelecimento comercial ou prestador de serviço sem uso de máscaras, bem como da entrada no estabelecimento de clientes sem o uso da proteção que deve cobrir nariz e boca.

O secretário de Saúde, Adelar Siqueira, diz que Boa Vista do Sul tem três casos suspeitos e seis casos em monitoramento. Os pacientes suspeitos estão em isolamento domiciliar.

Segundo o secretário, as pessoas estão atendendo as orientações, os idosos e pessoas com alguma comorbidade estão ficando em casa. Antes de ir ao posto, as pessoas devem ligar para o 3435 5378 e falar com a enfermeira informando a sua situação. Em caso de necessidade de atendimento haverá o agendamento. A ideia é que as pessoas não saiam de casa se não houver necessidade.

Ouça a manifestação em escute a notícia

COMO HIGIENIZAR A MÁSCARA

Antes de usar a máscara de tecido e depois de tê-la usada, é necessário higienizá-la:

*Antes de retirar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão, para evitar a contaminação no momento da retirada.
*A máscara deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária (cerca de 2 colheres de chá de água sanitária em meio litro de água) por 30 minutos.
*Após este período de molho, ela deve ser enxaguada e lavada com água e sabão.
*Com a máscara limpa, vem a secagem. Deixe as máscaras sempre penduradas em locais bem arejados. Quando ela estiver bem seca, ela deve ser passada a ferro e acondicionada em saco plástico limpo.
*Após lavar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão.

Máscaras feitas em casa não são uma segurança absoluta e nem devem substituir outros cuidados, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel quando necessário e manter o distanciamento social, de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas. Mas as máscaras criam proteção ao criar uma barreira física que ajuda a evitar que pessoas contaminadas (sintomáticas ou não) espalhem o vírus no ambiente por meio das gotículas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar.
Além de o tecido ser duplo, é muito importante seguir o passo a passo para ajustá-la no rosto.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais