Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Mais três focos do mosquito da dengue localizados em Garibaldi

por Denise Furlanetto

Desta vez entre os bairros Juventude e Chácaras

Foto: Divulgação

O número de focos do Aedes Aegypti vem crescendo em Garibaldi. Nesta semana foram confirmados mais três focos do mosquito entre os bairros Chácaras e Juventude. No dia 26 de fevereiro, foi identificado o primeiro inseto adulto do mosquito, no centro da cidade.

Também já foram registrados dois casos de larvas do mosquito nos bairros Champagne e Alfândega. Esse mosquito é transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.

Garibaldi é um dos 19 municípios da Serra considerados infestados pelo Aedes.

Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental da Quinta Coordenadoria Regional de Saúde, Patrício Rivero, a classificação é usada quando uma larva é encontrada em determinado ponto, como uma armadilha ou um local chamado de alto risco, e os agentes de combate a endemias localizam mais larvas em um raio de 150 metros.

Num raio de 300 metros dos locais onde focos são encontrados, os agentes da dengue de Garibaldi, realizam um trabalho intenso de visita aos imóveis para evitar que o problema se alastre.

Novos agentes serão contratados -  Para auxiliar no controle da dengue, os vereadores aprovaram no dia 11 de março, o projeto enviado pelo Executivo que visa a contratação de seis agentes de controle da dengue em caráter emergencial. A necessidade de realizar novas contratações é devido a situação epidemiológica em vista do aparecimento de novos focos do mosquito, uma vez que o calor e as chuvas deixam a situação propícia para a proliferação do vetor. Outro projeto que deu entrada na sessão de segunda-feira, dia 25 de março, e que deverá ser votado na próxima segunda-feira, dia primeiro de abril, diz respeito a prorrogação do prazo de contrato temporário de Agente de Controle da Dengue, de 5 de abril a outubro de 2019. Esses agentes realizam o trabalho de varredura e coleta de amostras que são encaminhadas ao LACEN que identifica o tipo de larvas e mosquitos circulantes no município.

Todos são responsáveis na prevenção. Algumas orientações:

- limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

- recolher o lixo do pátio;

- colocar o lixo ensacado para ser recolhido;

- recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva;

- tampar caixas d´água;

- limpar calhas;

- eliminar pratinhos das plantas.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais