Médica esclarece sobre Síndrome Mão-Pé-Boca e dos casos de diarreia aguda
Baixar ÁudioParticipou de entrevista na Rádio Garibaldi, a médica Luana Cignachi Rossi, da Vigilância Epidemiológica de Garibaldi que falou sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca, bem como dos casos de diarreia aguda que persistem no município.
Sobre a Síndrome que provoca erupções ao redor da boca, nas mãos e pés, a doutora explica que em Garibaldi os casos são isolados. Ela ressalta que esta é uma doença antiga e que o vírus sempre esteve presente. Os episódios mais intensos se registraram em 2018 e agora 2021.
Pode atingir qualquer pessoa, mas principalmente crianças. Não há tratamento específico para este vírus, a não ser analgésicos, afim de permitir maior conforto durante este ciclo. A orientação é ingerir líquidos mais geladinhos. Ela recomenda também alguns cuidados de higiene que são os mesmos recomendados para evitar a Covid-19 que é lavagem das mãos.
Outro vírus e que está causando preocupação e com diversos episódios é o norovírus que provoca diarreia, vômito e dor abdominal. O alerta é quanto a desnutrição e desidratação dos pacientes. A contaminação, geralmente, é pela água e, em alguns casos, pela comida. É uma doença que exige cuidado médico.
(entrevista em ouça a notícia)
Comentários