Cuidado com o estresse
Psiquiatra relaciona três situações que podem desencadear o estresse
As taxas de estresse têm aumentado nos últimos anos, informa o médico Mário Tregnago Barcellos, psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ele chega a dizer que estamos enfrentando uma epidemia de estresse. Mas por que tantas pessoas estão estressadas?
O psiquiatra atribui a três situações que podem desencadear o estresse que são os pensamentos que são inundados por muitas e novas informações, muitas tarefas para serem cumpridas e as relações humanas que estão ficando cada vez mais virtuais.
Também conforme o médico a demanda é pela excelência, pois não basta trabalhar, tem que fazer o melhor, não basta estudar, tem que tirar a melhor nota. E isto causa estresse.Barcellos diz que o estresse está trazendo muitos prejuízos à saúde, e esse sentimento pode evoluir para dores, infartos e até cânceres.
"Estamos perdendo o contato com o outro, pois ompartilhar nossas dificuldades com os amigos reduzem o estresse. Também não sabemos mais organizar o nosso tempo", diz o médico.
Para minimizar esta situação, o médico aconselha as pessoas a se organizarem, determinando tempo para trabalho, ao estudo, diversão, conversa com os amigos e atividades físicas. Ele também orienta os pais que limitem o tempo dos filhos na internet. Completa suas dicas dizendo ser importante praticar pelo menos três vezes por semana exercícios físicos, alimentar-se corretamente e dormir bem.
O psiquiatra Mário Tregnago Barcellos esteve em Garibaldi, na última sexta-feira, dia 22 de maio, a convite da Ser Psi- Associação dos Psicólogos de Carlos Barbosa e de Garibaldi proferindo palestra sobre o estresse que lotou o auditório da Fisul.
Comentários