Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vacinas contra a HPV em meninos e Meningocócicas C em meninas e meninos serão aplicadas nas escolas

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

Profissionais dos postos de saúde estarão nas escolas de Ensino Fundamental nos turnos de manhã e tarde para aplicar a vacina do dia 07/03 até o dia 17/03

Foto: Ilustrativa

A partir deste ano de 2017, a vacinação contra HPV foi estendida pelo Ministério da Saúde também para meninos. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.

Desde o mês de janeiro, meninos de 12 a 13 anos foram incluídos no programa e estão aptos a receber a vacina. A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. O esquema vacinal consistem em duas doses, com intervalo de seis meses.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Simone Agostini de Moraes, do dia 7 até o dia 17 de março, profissionais dos postos de saúde estarão nas escolas de Ensino Fundamental nos turnos de manhã e tarde para aplicar a vacina da HPV e da Meningocócica C para meninos dos 12 e 13 anos e a Meningocócica C para meninas de 12 e 13 anos. As meninas, nesta faixa etária já receberam a vacina da HPV. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

A Escola irá comunicar os dias em que os profissionais estarão na escola e os pais que não aceitarem fazer a vacina deverão encaminhar a recusa da aplicação.

É importante os pais encaminharem a carteirinha de vacinação do adolescente para a escola. De acordo com levantamento da secretaria de saúde são cerca de 832 adolescentes, entre meninos e meninas, que estão aptos a receber a vacina em Garibaldi.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

FEBRE AMARELA- Após o dia 20 de março, serão aplicadas as vacinas contra a febre amarela para o público do interior do município. Nós próximos dias será elaborado um cronograma para a vacinação nas comunidades. Devem ser vacinados contra a febre amarela, crianças a partir dos 9 meses até adultos com 60 anos. Acima de 60, somente se o idoso for viajar para locais de área de risco. 

Acompanhe a participação da secretária Municipal de Saúde, Simone Agostini de Moraes, no link, "Escute a Notícia". 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais