Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Primeira doação de córneas é realizada em Garibaldi

por Grasiela dos Reis

Essa é a primeira doação feita desde o início da campanha em novembro de 2016

Foto: Divulgação

Garibaldi contou com uma doação de córneas para transplante, na última quinta-feira, 20/04. Essa é a primeira doação feita desde o início da campanha que começou a mobilizar doadores em novembro do ano passado. A campanha é realizada pelo LEO Clube e Lions Clube Garibaldi, com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, Hospital Beneficente São Pedro e Banco de Olhos do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul.

No último mês de novembro, profissionais da área da saúde do município participaram de capacitação para abordagem aos familiares sobre o assunto, para sensibilizar os garibaldeses à doação.

Segundo a secretária Simone Agostini de Moraes, havia uma expectativa pela concretização da ação em Garibaldi. “Agradecemos muito aos familiares da doadora. Esperamos que, desta forma, mais pessoas se conscientizem da importância deste ato solidário, que, certamente, fará uma imensa diferença na vida da pessoa que receberá as córneas”, Simone destaca.

Como funciona
Desde o ano passado, a doação de córneas pode ser feita no Hospital São Pedro. Para isso, é preciso fazer a remoção até seis horas após o falecimento, caso haja autorização da família. A técnica cirúrgica não causa deformação no rosto.

As córneas, então, são destinadas ao Banco de Olhos, que as disponibiliza a quem precisa conforme determinação da Central de Transplantes do Estado, em Porto Alegre. Há uma lista única de espera.

Pode ser doadora de córneas toda a pessoa falecida entre 2 e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou AIDS, e que sinta a necessidade de ajudar o próximo. Para isso, é importante manifestar em vida aos familiares a vontade de ser doador.

Saiba mais
A córnea um tecido transparente, sem vasos sanguíneos, com superfície lisa e brilhante, que se assemelha ao vidro de um relógio. Tem por função proteger o olho e prover condições óticas ideais para focar uma imagem nítida na retina. Mesmo pessoas com problemas de visão podem ser doadoras, caso as córneas não forem afetadas.

Precisa de transplante quem tem alguma deformidade ou perda da transparência na córnea, impedindo a visão normal, causando deficiência ou cegueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Garibaldi 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais