Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Foco do mosquito da dengue é localizado no bairro Champagne

por Denise Furlanetto

A amostra positiva para Aedes Aegypt foi encontrada em terreno baldio da rua General Canabarro

Foto: Divulgação

No final do ano, as temperaturas começam a subir e o clima é o mais propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por este motivo é fundamental que a comunidade garibaldense esteja engajada para evitar a disseminação do transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Em Garibaldi, os agentes de combate à dengue realizam um trabalho de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. A ação também é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

A equipe também responsável pela realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado quatro vezes ao ano, para levantar uma amostragem rápida e verificar o nível de infestação do município.

No último levantamento, realizado entre o final de outubro e início de novembro, foram coletadas 38 amostras e uma delas foi positiva para Aedes Aegypti. O foco foi localizado em uma área de terrenos baldios, na rua General Canabarro, no bairro Champagne.

Nesta semana, os agentes iniciaram as visitas aos quarteirões mais próximos de onde o foco foi encontrado, com o intuito de eliminar possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.

Algumas dicas do setor de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi, para evitar o depósito de água:

- dar o destino correto a pneus;

- armazenar garrafas com o gargalo para baixo;

- tratar corretamente a água de piscinas;

- checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;

- usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.

Nos cemitérios, os vasos de flores devem ser virados para baixo quando estiverem vazios. Os pratos que ficam embaixo deles e os plásticos decorativos devem ser retirados, pois facilitam o acúmulo de água. O lixo gerado deve ser depositado no local adequado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais